Ballet de Repertório - O Talismã

O Talismã (AKA Le Talisman ou Il Talismano ) - Fantástico balé em 4 Atos-7 cenas, com coreografia de Marius Petipa , e música de Riccardo Drigo . Libreto de Konstantin Augustovich Tarnovsky e Petipa Marius.

06 de fevereiro [ OS 25 de janeiro] 1889 no Imperial Theatre de Mariinsky em São Petersburgo, na Rússia . bailarinos principais - Elena Cornalba (como Niriti, filha da Rainha dos Deuses), Enrico Cecchetti (como Vayou, o Deus do vento), e Pavel Gerdt (como Noureddin). Este ballet deu origem a The Talisman Pas de Deux , que hoje é dançado por muitas companhias de balé.



notas

Este ballet ocorreu na Índia antiga, e foi um sucesso medíocre em cima de sua estreia. A atração principal das balletomanes e críticos foi a pontuação Drigo, que causou sensação, e Petipa mesmo solicitado a exclamar: "Eu deveria ter tido a orquestra tocar no palco e os dançarinos no poço!" . O artista Alexandre Benois disse em suas memórias (intitulado Memórias ) de seu prazer extremo com pontuação Drigo, que ele disse que inspirou uma "paixão curto" nele como um jovem estudante no Petersburgo State University - "Foi a música simples e encantador Drigo da que atraiu tanto Valetchka ( Walter Nouvelle - membro do Mir iskusstva ) . ea mim para Petipa "The Talisman" Na verdade, tinha sido tão feliz com ele na estréia que a nossa aprovação barulhenta atraiu a atenção, e parecia choque, o em seguida, bastante popular St. Petersburg Governador Geral Grosser ... ele se virou (de seu assento permanente nas bancas na primeira fila), afetando uma expressão grave, e balançou o dedo para nós. Meu entusiasmo foi tão grande, no entanto, que eu poderia não parar de aplaudir e até mesmo sentiu-se compelido a exclamar "Mais puisque, Excelência, c'est un obra-prima!" -. sobre a qual Sua Excelência se dignou a conceder-me um sorriso paternal " Avivamento Petipa de 1895 foi um sucesso retumbante, e até mesmo provou ser mais popular entre o público de São Petersburgo que o dele e Lev Ivanov renascimento do lendário de Swan Lake , que foi apresentado pela primeira vez no início do mesmo ano. Nikolai Legat o renascimento de 1909, para o qual Drigo completamente remodelado sua pontuação original, foi muito bem sucedida. A primeira apresentação foi dado em homenagem ao aniversário de casamento treze do czar Nicolau II e Alexandra Feodorovna imperatriz , que participou da première com toda a família imperial. O público também incluiu muitos membros da nobreza de São Petersburgo. Avivamento Legat permaneceu no repertório do Ballet Imperial até pouco antes da revolução de outubro de 1917. Em 1997, o coreógrafo Paulo Chalmers "encenou um revival de O Talismã para o Ballet Arena de Verona , Itália . Ele foi montado de modo a coincidir com uma conferência realizada em honra do 150 º aniversário do nascimento de Riccardo Drigo, e também foi realizada em sua cidade natal de Pádua .

O Talismã Pas de Deux

Em 1955, o Balletmaster Pyotr Gusev do Ballet Kirov / Mariinsky (o antigo Imperial de Ballet) compilou várias peças de música de Petipa O Talismã e criou o que hoje é conhecido como O Talismã Pas de Deux , que nos últimos tempos tem sido incluído no repertório de muitas companhias de balé do mundo. O Pas de Deux Talsiman inclui música de outro compositor, bem como - a variação do sexo masculino foi tomada por Gusev de Cesare Pugni score 's para Petipa A Filha do Faraó , que ainda está incluído no Pas de Deux hoje.

Prólogo - Nas nuvens

Os deuses e os espíritos descem para atender a Amravati deusa, a rainha dos céus ( Valse des esprits ). Ela está em desespero, e se pergunta por que. Ela responde "É hoje, de acordo com os desejos do meu marido imortal, que a minha filha, a deusa Niriti, deve descer à terra, e talvez nunca pode voltar." Música anuncia a entrada de Niriti ( Entrée de Niriti ). Ela corre para abraçar sua mãe, e depois é informado de que o tempo chegou para ela visitar a terra. "Mas por que eu visitar a terra?" Niriti pede. "Para testar o seu coração contra as tentações do amor terreno", responde Amravati, ". e se você falhar, você perderá o seu direito à imortalidade" ? "Devo ir sozinho" pede Niriti. "Não", responde a deusa; "Eu escolhi um companheiro bem para você". Vayou, o deus do vento, voa em cima, trazendo uma tempestade na sua esteira ( Le Vent de Vayou ). Inclina-se para a rainha e implora perdão por seu atraso; "Um grupo de mortais se atreveu a tentar aprender os segredos dos pólos", diz ele, "para o qual fui forçado a afundar seus navios." Rainha Amravati mãos Vayou sua maça de ouro, o que faz dele governante dos espíritos e de todos os elementos. Ela então leva uma estrela de sua coroa e dá para Niriti. "Este talismã deve protegê-lo contra todos os perigos que podem acontecer a você." A Deusa acrescenta, "No entanto, se ela perder, você nunca deve voltar para o céu novamente. " "Mas", indaga Niriti, "certamente a maça deve forçar o talismã para ser devolvido para mim." "Não", responde Amravati, "um talismã perdido por uma donzela do ar deve ser livremente retornou a ela por qualquer mortal pode vir a possuí-la. " Amravati ordena sua despedida filha. Niriti e Vayou descer à terra. Ato I - A cabana do velho tecelão Kadoor Nal está trabalhando ativamente em seu tear para que ele possa atender Nirilya, sua noiva. Ele então é distraído por um feixe de dom, que deslumbra os olhos para que ele decide cobrir a janela com o seu manto. Como ele vai em direção a ela seu amado Nirilya aparece. Ele implora para entrar, mas ela se recusa. Nal, irritado, retorna ao seu trabalho. Nirilya arrasta atrás de si e cobre os olhos com as mãos. Digite Kadoor, acompanhado por seus amigos e parentes. Os amantes têm vergonha. O tecelão diz que eles não têm nada do que se envergonhar, pois eles estão para se casar no dia seguinte. Ele lembra-los de seus amigos que vieram para desejar-lhes felicidade. Os jovens começam a dançar, enquanto o velho tecelão e alguns de seus convidados decorar a cabana com flores e guirlandas ( Danse des amis de Nirilya et Nal ). Para a conclusão de suas danças um belo jovem aparece - Noureddin, o Maharajah jovem de Lahore. Ele se perdeu no caminho, enquanto a caça e pede abrigo para a noite. Kadoor recebe o visitante e refrescos lugares antes dele. Noureddin pede aos jovens para continuar a sua dança, assim Nirilya e Nal executar uma dança alegre para o deleite do Marajá jovem ( Danse orientale ), que dá Nirilya um colar e uma bolsa Nal de ouro. Então, sentindo-se cansado, Noureddin pede para ser mostrado para o seu quarto. Os convidados e deixar a escuridão cai. Há trovão distante e relâmpagos. Digite Niriti e Vayou ( sensações Premières ). Niriti pergunta onde eles estão. Vayou pede a ela para permanecer enquanto ele vai para explorar. Sentindo-se cansado de suas viagens, Niriti deita e adormece. Noureddin sai de seu quarto, esfregando os olhos, depois de ter sido perturbado por um ruído estranho. Ele avista o Niriti dormindo, e está impressionado com sua beleza. Niriti desperta. Assustados com o estranho, ela tenta fugir, mas Noureddin segura sua empresa e exige um beijo. Lutando violentamente, ela chama a Vayou ajuda. De repente Vayou aparece e apreende Niriti enquanto brandindo a maça de ouro. Há uma violenta rajada de vento e Niriti e Vayou desaparecer. Durante a fuga, o talismã cai de cabeça de Niriti. Noureddin procura em vão por Niriti e descobre o talismã. Convencidos de que ele encontrou seu verdadeiro amor, ele jura para encontrar a menina bonita. Digite Rei Akdar e sua filha, a princesa Damayanti, acompanhado por uma comitiva magnífica. O Rei expressa sua alegria ao ver Noureddin, como sua filha, a quem Noureddin é noiva, havia sido incomodado por seu desaparecimento. A empresa agora se afasta, e os pedidos rei que Noureddin os seguem. Niriti e Vayou reaparecer, seguido por espíritos da terra. Eles procuram ansiosamente o talismã, mas em vão. Ato II - Os jardins do palácio magnífico Rei do Akdar em Dehli Servos estão concluindo os preparativos para a festa que será o prelúdio de casamento da princesa e Damayanti Noureddin. Digite Rei Akdar e sua filha, que sentar-se no trono. Eles são atendidos por rajás, bayadères, eunucos e atendentes da princesa. Noureddin entra, seguido por seu guarda-costas Djemil e vários de seus guardas. O festival começa com várias diversões ( Danse nautch , Danse de l'Hindoustan ), com Noureddin e Damayanti Princesa executam uma dança juntos em que o Maharajah jovem é assombrada por visões de Niriti ( Grande pas d'acção ). No final, o eunuco chefe anuncia que a festa está pronta no grande salão do palácio. Noureddin permanece atrás. Ele não pode esquecer a bela garota que ele encontrou na cabana do Kadoor. Filtros luar no jardim. Como Noureddin começa a sair para assistir a uma festa molas roseira a partir do solo e barras seu caminho. Outros arbustos aparecer e de cada um surge uma rosa em forma humana. Do centro roseira vem Niriti sob o disfarce da Deusa das Flores, e de cada lado aparecem os espíritos da terra. Com olhares enfeitiçados que pedir-lhe para desistir do talismã, mas quando se recusa Noureddin eles desaparecem. Niriti e seu séquito de flores danças para seduzir Noureddin em dar-se o talismã ( Grande ballabile - La Rose de Bengala ), mas sem sucesso. Niriti e sua comitiva desaparecer. Fanfarras anunciando Rei Akdar são ouvidas. "Vem!" , clama o Rei, "os sacerdotes estão esperando para realizar a cerimônia de casamento." . Noureddin, incapaz de esquecer Niriti, confessa que ama outro e deve recusar a mão do Damayanti princesa. A princesa, então desmaia nos braços de seus assistentes eo Rei enfurecido saca sua espada; seus guardas segue o exemplo. Naquele momento guardas Noureddin de colocar-se em uma postura de defesa para protegê-lo. Uma luta terrível é iminente quando as chamas subir da terra e separar os antagonistas. Vayou inventou isso para salvar Noureddin para que ele possa retornar Niriti seu talismã. Niriti aparece na fonte e, sem ser visto, wafts-lhe um beijo apaixonado. Seu coração foi derretido por seu amor indomável. Ato III, quadro 1 - Um bazar nas margens do rio Ganges É dia de mercado eo bazar está repleto de tipos de numerosas raças da Índia. Noureddin entra com suas tropas em seu caminho de volta para Lahore. Ele chama uma parada e se deita para descansar. O talismã pode ser visto resplandecente de seu peito. A um sinal de uma das danças de escravos traficantes começa ( Danse des montagnards de l'Himalaya , Pas Katchack ). Digite Vayou e Niriti, que está disfarçado como um Brahim e seu escravo. Vayou apresenta Niriti para a multidão envolta em um véu longo ( Danse sous le voile ). Reconhecendo Noureddin, eles decidem roubar o talismã, mas reconhece Noureddin Niriti, que tenta se esconder entre a multidão. Noureddin a persegue, mas é interrompido por Vayou, que repreende-lo por seu escravo irritante. "Você vai me vender sua escrava?" pede Noureddin. "Sim", responde o brâmane, "em troca de o talismã em seu peito." Noureddin recusa . Vayou eo departamento escravo suposto. Noureddin agora está desconfiado de que o talismã deve ser preferido para a riqueza que ele poderia ter oferecido e sente que há algum mistério ligado a ele. Ele se pergunta se a língua do proprietário de escravos poderiam ser soltos com vinho e, chamando seu Djemil guarda-costas, sussurra suas ordens. Niriti e Vayou voltar. Noureddin vai até eles e pergunta o brâmane de saborear uma nova bebida Europeu: talvez ele possa ajudá-los a chegar a um entendimento. Bebidas Vayou e, encontrando a bebida muito para o seu gosto, sempre pede para o seu copo para ser recarregado. Assim, torna-se cada vez mais Vayou comunicativa e confidencia que seu escravo é realmente a filha do Amravati Deusa, e enquanto Noureddin possui o talismã, Niriti deve permanecer na terra. Para enfatizar sua palavra sua Vayou atinge a mesa com sua maça de ouro, que se encaixa em dois. Ele continua a beber, até que ele cai no chão ( Scène dansante - L'ivresse de Vayou ). Ordens Noureddin o Djemil guarda-costas para aproveitar Niriti, que desesperadamente pede Vayou para ajudá-la. Ele acorda, mas, estupefato com vinho, é impotente. Niriti é levado. Ato III, quadro II - Algumas antigas ruínas à noite Niriti é trazido pelo Djemil guarda-costas e colocado antes Noureddin, que ordena a seus homens para manter estrita vigilância. Niriti então implora Noureddin para restaurar seu talismã. Ele responde que não pode, pois, se ele faz ela deve voltar para o céu, e ele a ama demais para permitir que ele ( La danse à l'amour ). Ela admite que ele fala a verdade, mas implora para ajudá-la a voltar para o céu e sua mãe. Noureddin recusa porque ele deseja para ela permanecer na terra e ser sua esposa e rainha, mas Niriti se recusa. Noureddin implora de joelhos, mas novamente ela se recusa. Ele, então, lembra que ela está em seu poder e não tem escolha a não ser ceder aos seus desejos. Niriti então arranca um punhal no cinto Noureddin e ameaça esfaquear a si mesma. Ele rapidamente arranca a arma da mão dela e, furioso que ela deve manter seu amor por ela de forma tão leve, arrebata o talismã do peito e joga a seus pés. Há um estrondo ensurdecedor de um trovão. Ato III, quadro III - No topo do palco é visto nos céus, no fundo, as antigas ruínas O Amravati Deusa aguarda retorno do Niriti. Niriti, apertando seu talismã, está prestes a subir quando ela resolve lance Noureddin despedida. Vendo os olhos cheios de lágrimas, ela é superada com tristeza a si mesma. Ela começa a se perguntar se delícias celestes podem igualar a felicidade terrena que Noureddin oferece, e que ela está prestes a sacrificar. Ela oscila, então cai o talismã e se joga nos braços de Noureddin. Apoteose O talismã sobe ao céu. Sentado em seu trono, o Amravati Deusa é cercado por deuses e outros espíritos celestes.

Currículo de danças

Prólogo

Valse des esprits

Entrée de Niriti

Le vent de Vayou

Ato I

Danse des amis de Nirilya et Nal

Danse orientale

Sensações Premières

Ato II

Danse nautch

Danse de l'Hindoustan

Grande pas d'acção

Andante

Variação I

Variação II

Coda

Grande ballabile - La Rose de Bengala

Adágio

Valse des bijoux

Pizicato

Grande coda

Ato III

Danse des montagnards de l'Himalaya

Pas Katchack

Danse sous le voile

Scène dansante - L'ivresse de Vayou

La danse à l'amour

fonte: en.wikipedia.org/wiki/The_Talisman_(ballet)