Ballet de Repertório - Scherazade

Sheherazade ( Scheherazade ; russo : Шехерезада , Shekherezada na transliteração ), . Op. 35, é uma suíte sinfônica composta por Nikolai Rimsky-Korsakov , em 1888. Baseado em Mil e Uma Noites, também conhecido como The Arabian Nights , este trabalho orquestral combina duas características comuns à música russa e de Rimsky-Korsakov, em especial: deslumbrante, colorido, orquestração e um interesse em Oriente , que figurou muito na história da Rússia Imperial , bem como orientalismo em geral. É considerada a obra mais popular de Rimsky-Korsakov. A música foi usada em um balé por Michel Fokine . Este uso da música foi denunciado pelo espólio de Rimsky-Korsakov, liderada pela viúva do compositor, Nadezhda Rimskaya-Korsakova.





Antecedentes

Durante o inverno de 1887, enquanto ele trabalhava para completar Alexander Borodin da ópera inacabada Príncipe Igor , de Rimsky-Korsakov decidiu compor uma peça orquestral com base em imagens de As Mil e Uma Noites , bem como episódios separados e desconexos. Depois de formular musical esboços de sua proposta de trabalho, ele se mudou com sua família para o Glinki-Mavriny dacha , em Nyezhgovitsy ao longo do Lago Cheryemenyetskoye. Durante o verão terminou Sheherazade eo Russian Easter Festival Overture . Notas em seu show partitura manuscrita orquestral que a primeira foi concluída entre 04 de junho e 7 de agosto de 1888.Sheherazade consistiu em uma suíte sinfônica de quatro relacionados com movimentos que formam um tema unificado. Ele foi escrito para produzir uma sensação de narrativas de fantasia do Oriente. Inicialmente, Rimsky-Korsakov intenção de nomear os respectivos movimentos em Sheherazade "Prelúdio, Balada, Adagio e Finale"No entanto, depois de pesar as opiniões dos Anatoly Lyadov e outros, bem como a sua própria aversão a um programa demasiado definitiva , ele se estabeleceu em rubricas temáticas, com base nos contos de As Mil e Uma Noites . O compositor deliberadamente os títulos vaga, para que eles não estão associados com contos específicos ou viagens de Simbad. No entanto, na epígrafe para o final, ele faz referência à aventura do príncipe Ajib. Em uma edição posterior, ele acabou com títulos completamente, desejando vez que o ouvinte deve ouvir o seu trabalho apenas como um oriental-temático música sinfônica que evoca uma sensação de aventura de conto de fadas.Ele afirmou que "Tudo o que eu desejava era que o ouvinte, se ele gostou da minha parte como da música sinfônica, deve levar longe a impressão de que é sem dúvida uma narrativa Oriental de alguns numerosas e variadas maravilhas de conto de fadas e não apenas quatro peças jogado um após o outro e composto com base em temas comuns a todos os quatro movimentos ". Rimsky-Korsakov passou a dizer que ele manteve o nome Scheherazade porque trouxe a mente de todos as maravilhas de conto de fadas de Arabian Nights e do Oriente em geral.

A música

A Sultana Azul por Léon Bakst

Rimsky escreveu uma breve introdução que ele pretendia para uso com a pontuação, bem como o programa para a estréia: O Schariar Sultan, convencido de que todas as mulheres são falsas e sem fé, prometeu levar à morte cada uma de suas esposas após a primeira noite nupcial. Mas o Sheherazade Sultana salvou sua vida por entreter seu senhor com contos fascinantes, disse seriatim , por mil e uma noites. O sultão, consumido com curiosidade, adiada de dia para dia a execução de sua esposa, e, finalmente, repudiou o seu voto sangrenta completamente. O motivo de graves sombrio que abre o primeiro movimento é suposto representar o sultão dominador(ver tema ilustrado abaixo). Este tema enfatiza quatro notas de um descendente escala de tons inteiros Mas em breve, depois de alguns acordes nos instrumentos de sopro que lembra a abertura de Mendelssohn Noite de Verão Sonho de abertura, que ouvimos o leitmotiv que representa o personagem do contador de histórias a si mesma, Scheherazade , sua esposa, que finalmente consegue apaziguar a ele com suas histórias. Este tema é um concurso, sensualmente sinuosa melodia de violino sozinho , acompanhada por harpa . Ambos estes dois temas são apresentados abaixo.

De acordo com Rimsky-Korsakov, o fio condutor consistiu nas breves introduções aos movimentos primeiro, segundo e quarto e do intermezzo em movimento três, escritas para violino solo e delineando-se como Sherazade contando seus contos maravilhosos para o sultão popa. A conclusão final do movimento quatro serve o mesmo propósito artístico. Rimsky-Korsakov afirmou: "A frase uníssono, como se retratando cônjuge popa de Sherazade, no início do conjunto aparece como um dado, na narrativa do Kalendar, onde não pode, no entanto, qualquer menção de Sultan Shakhriar. Desta forma, o desenvolvimento de bastante livremente os dados musicais tomadas como base de composição, eu tinha que ver a criação de um conjunto orquestral em quatro movimentos, unida pela comunidade de seus temas e motivos, apresentando ainda, por assim dizer, uma caleidoscópio de imagens de conto de fadas e desenhos de caráter Oriental ... "Rimsky-Korsakov tinha uma tendência a justapor chaves de um terceiro grande parte, o que pode ser visto até mesmo na forte relação entre E e C importante no primeiro movimento. Este, juntamente com o seu estilo de orquestração de assinatura de melodias simplistas, ritmos reunidos, e talento para a escrita solista permitido para uma peça como Sherazade para ser escrita. Os movimentos foram unificados pelas introduções curtas nos movimentos primeiro, segundo e quarto, e um intermezzo em movimento três. O último foi um solo de violino representando Sheherazade, e um tema semelhante artística é representada na conclusão do movimento quatro. Escritores têm sugerido que a carreira mais cedo Rimsky como um oficial naval pode ter sido responsável por começar e terminar a suíte com temas de do mar. O tranquilo coda no final do movimento final é representante de Sheherazade, finalmente, conquistar o coração do sultão, permitindo-lhe com um ganho última uma noite de sono tranquila.

O trabalho é marcado por duas flautas e um flautim (com duplicação da flauta piccolo 2 em 2 para alguns bares), dois oboés (com 2 de duplicação da cor anglais ), dois clarinetes , dois fagotes , quatro trompas em F, dois trompetes em A e B-flat, três trombones , tuba , tímpanos , bumbo , tarola , pratos , triângulo , pandeiro , tam-tam , harpa e cordas .A música estreou em São Petersburgo em 28 de outubro, 1888 conduzido por Rimsky-Korsakov . As razões para sua popularidade são bastante claras, é um resultado repleto de encantadoras cores orquestrais, melodias fresco e picante, com um leve sabor oriental, uma vitalidade rítmica praticamente ausente de muitas grandes obras orquestrais do final do século 19, e uma franqueza de expressão sem interferência de quase-sinfónicos complexidades da textura e estrutura.

I. O Mar e Sinbad Ship 's (Largo e maestoso - Lento - Allegro non troppo - Tranquillo) Este movimento é composta de várias melodias e contém um modo geral ABC A1 B forma C1. Apesar de cada seção é altamente distintivo, aspectos de figuras melódicas realizar e uni-los em um movimento. Embora semelhante em forma a sinfonia clássica, o movimento é mais semelhante à variedade de motivos usados em um dos anterior Rimsky-Korsakov obras Antar . Antar, no entanto, usou genuínas melodias árabes, em oposição às idéias próprias Rimsky-Korsakov, de um sabor oriental. II. O Príncipe Kalendar (Lento - Andantino - Allegro molto - Scherzando Vivace - Moderato assai - Allegro molto animato ed) Este movimento segue um tipo de tema ternário e variação e é descrito como uma narrativa fantástica. As variações apenas mudar em virtude do acompanhamento, destacando a Rimskyness no sentido de simples linhas musicais permitindo uma maior valorização da clareza orquestral e brilho. Dentro da linha geral melódico, uma seção rápida destaca mudanças dentro de tanto tonalidade e estrutura.do motivo fanfarra, interpretado por trombone e trompete em surdina. III. O jovem príncipe ea princesa jovem (Andantino quasi Allegretto - Pochissimo più mosso - Come Prima - Pochissimo più animato) Este movimento também é ternário, e é considerado o mais simples movimento em forma e conteúdo melódico. A secção interior é dito ser baseado no tema de Tamara, enquanto as partes mais externas têm música como conteúdo melódico. Os temas exteriores estão relacionados com o interior, tempo e motivo comum, e todo o movimento terminou por um retorno rápido para coda o motivo interior, equilibrando-o bem. IV. Festival em Bagdá. O Mar. As quebras de navio contra um penhasco encimado por um Cavaleiro de Bronze. (Allegro molto - Lento - Vivo - Allegro non troppo e maestoso - Tempo vir I) Esse movimento laços em aspectos de todos os movimentos provenientes, bem como acrescentar algumas idéias novas, incluindo, mas não limitado a: uma introdução de ambos o começo do movimento e da seção Vivace baseado no tema Sultan Shakhriar, uma repetição do tema principal violino Sheherazade e uma reiteração do motivo fanfarra para retratar o naufrágio do navio. A coerência é mantida pela repetição ordenada de melodias, e continua a impressão de uma suíte sinfônica, em vez de movimentos separados. A relação final conflitante do tema Shakhriar subdominante menor à cadência tônica principal do tema Scheherazade resolve em uma conclusão fantástica, lírica e, finalmente, em paz.

Adaptações

Uma adaptação do balé Sheherazade estreou em 4 de junho de 1910, na Ópera Garnier em Paris pelos Ballets Russes . A coreografia do balé foi por Michel Fokine eo libreto foi de Fokine e Bakst Léon , que também desenhou cenários e figurinos. A viúva de Rimsky-Korsakov protestou o que viu como o desarranjo da música de seu marido neste drama coreográfico. Sergei Prokofiev escreveu uma "Fantasia sobre Scheherazade" para piano, que ele gravou no piano roll. Passagens da suíte sinfônica Scheherazade também foram adaptados para a cena de balé que fecha o filme Canção de Scheherazade em que a atriz principal, Yvonne De Carlo , também foi o principal bailarino. O enredo deste filme é uma história muito ficcional, baseada em início de carreira do compositor na Marinha. Ele foi interpretado por Jean-Pierre Aumont . Também foi organizado para clarinete em B ♭ piano e por Oriol López Calle, mantendo a tecla E grande e dando o clarinete o papel violino solo e um diálogo constante com a orquestra, que é representado pelo piano.

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